impressões de ontem


Mario Monicelli morre aos 95

A voz em off no vídeo, com sotaque de Portugal diz "Mario Monicelli transformava a miséria dos italianos em riso".

A afirmação é superficial demais para descrever Monicelli. Ele viveu profundamente a história da Itália, tomou posição moral, pessoal e política; mas também era um especialista em miséria humana, possuia uma compreensão dos fatos, da história, orientava-se pela verdade e por seus próprios valores e julgamentos. Tinha uma visão do mundo e da nossa natureza que excedia as fronteiras de sua nacionalidade.Transformar miséria em riso seria apenas ser comediante. Ele era um filósofo, um pensador, um diretor de cenas que nos forçava pensar enquanto ríamos de nossa própria condição humana olhando para os personagens na tela.

Foi assim que ele dirigiu obras primas como Guardie e Ladri, O Incrível Exército de Brancaleone, Parenti Serpenti onde expôs nossas frivolidades, nosso egoismo, nosso patético egocentrismo, nossa graça, nosso valor e principalmente o sal da terra, o supremo tempero de todas as coisas, aquilo que de certa forma nos perdoa, nos redime e nos dá uma segunda chance sempre: o bom humor.

Eu assisti a muitos de seus filmes na adolescência, então Monicelli me ajudou a ter uma visão relativa das coisas, buscar o outro lado, buscar o que há de comum entre uma situação triste e uma alegre, entre a grandeza e a miséria. Ajudou-me a descobrir que sempre há essa ligação.

No livro A Força do Caráter, James Hillman diz que a tarefa dos mais velhos é repetir sempre as mesmas histórias e aos mais jovens cabe ouvi-las sempre e sempre, prestando atenção porque embora pareçam iguais elas nunca são.

Os filmes do Mario Monicelli são assim, lo stesso sempre diverso. Ele cumpriu seu papel de contar histórias alegres e amargas, me ensinou com seus filmes que refletir sobre as mais diversas situações é nossa obrigação. Talvez os jovens devessem conhecer e assistir mais e mais seus filmes.

Eu vou.




Escrito por Bera às 05h26 AM
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Outros sites
      nuno bianchi
      Drivein
      Blog do Carlos Moro
      Tapetes de Penelope
      Caderno de Anotações
      Spoiler
      Gandalf
      Fiteiro
      Primícias Poéticas
      Releituras
      Il Cavoletto di Bruxelles
      Carson McCullers
      Adélia Prado
      Poesia Pablo Neruda
      Poesia Alberto Caeiro
      Poesia Manoel de Barros
      Poesia Mario Quintana
      Nelson Rodrigues
      Ella Fitzgerald
      Slow Food